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Arquitetos: Ana Lozano Atelier
- Área: 11386 m²
- Ano: 2020
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Fotografias:Diego Opazo
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Fabricantes: Archicad, Assa Abloy, Efapel, Ideal Standard, Kommerling, Saloni, Troll, Vescom
Descrição enviada pela equipe de projeto. A primeira vez que visitamos o terreno, a casa de retiro espiritual de uma comunidade religiosa emergia dele. Subimos na cobertura de um edifício de quatro pavimentos sem maiores proteções além de uma platibanda de dez centímetros no perímetro e ficamos impressionados com a vista. A partir daquela posição elevada, perturbadora e desprotegida, parecia que dominávamos todo o vale. Sierra Nevada, a Alhambra, a Cartuja, os telhados vermelhos das construções que pontilharam o centro da cidade, a vasta planície...
Essa visão dominou o projeto desde os primeiros desenhos. Como poderíamos continuar capturando essa imensidão quando construímos um edifício tão grande e categórico, capaz de abrigar as 419 salas do programa? Como poderíamos posicionar uma peça imensa, tão robusta que fosse capaz de resistir a qualquer terremoto e ao mesmo tempo ser leve, elegante, efêmera...
As vistas sobre a cidade e o vale de Granada eram incríveis, mas também desafiavam a solução das fachadas expostas ao sol poente. Para evitar o impacto de um edifício de 92 metros de comprimento e 6 pavimentos de altura, situamos o projeto em uma espécie de estrela de três pontas, curvando sua projeção para suavizar as perspectivas. A fachada principal foi projetada seguindo um padrão com interrupções que nos permite reorientar as janelas e protegê-las com longas superfícies perfuradas. Sua função é proteger o ambiente interno do sol vespertino excessivamente agressivo sem abrir mão das vistas fascinantes. É concebida como uma homenagem à arquitetura Nasrid, tão granítica, tão rica em seu jogo de luz e sombra. O desafio não era cair num exercício de imitação grosseira, mas transcender o catálogo geométrico dos motivos mudéjares sem perder a força da luz filtrada através dos pequenos furos. Assim foi possível intuir um conjunto de perfurações triangulares que, devido à necessidade de adaptação às exigências técnicas e estruturais do material, acaba sendo definido por meio de um pequeno algoritmo paramétrico de gênese plástica.
O resultado são mil edifícios em um só. Ele muda de acordo com o caminho do sol, à medida que as sombras criam novos padrões nos planos brancos. Ele brilha como madrepérola no zênite solar e fica dourado ao pôr-do-sol. E no meio, milhares de formas como quando os cristais de um caleidoscópio são agitados. Os jovens certamente serão atraídos pela piscina: aquela estranha forma turquesa que convida ao banho a partir de uma rampa suave banhada pela água. Como uma praia.
O exterior branco perolado contrasta com o calor dos interiores. As salas são revestidas em madeira clara e os espaços sociais são inspirados pelas cores vivas da cerâmica granadina.